Substratos Energéticos (Hidratos de Carbono, Gorduras, Proteínas)
A energia usada após uma refeição, em descanso ou durante a atividade física, deriva principalmente da oxidação dos hidratos de carbono (HCO) e gordura. Embora a proteína também sirva de fonte de energia, a oxidação de amino-ácidos contribui pouco para o gasto total de energia. A glicose sanguínea, o glicogénio, os ácidos gordos e os triglicerídeos intramusculares representam as maiores fontes de produção de energia. A quantidade de energia armazenada em forma de gordura representa entre 92% a 98% da energia armazenada enquanto que os hidratos de carbono representam entre 2% a 8%.
Em média, a taxa metabólica basal (TMB) é responsável por 60% a 70% do gasto energético diário total (TDEE), sendo que o a termogénese (dieta) e a atividade física são responsáveis pelo resto.
Produção de energia durante o exercício físico
Quando o corpo inicia uma atividade física, a necessidade de energia aumenta. Essa energia pode ser fornecida pelo metabolismo anaeróbio (independente de oxigénio) ou aeróbio (dependente de oxigénio). A intensidade, a duração e o tipo de atividade é que vão ditar qual sistema vai ser usado (em exercícios leves, a energia é fornecida pelo sistema aeróbio, em exercícios mais intensos, a energia é fornecida pelo sistema anaeróbio).
Para mais informação sobre os substratos energéticos, clique nos links: