Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

TrainerPT.com

Será que estou a progredir?

05.07.22

Progressão.png

Muitas vezes perguntamo-nos se estamos no caminho certo, se o treino está a funcionar, se a alimentação está ajustada porque não conseguimos ver mudanças. Mas não é porque não as vemos que elas não estejam a acontecer.

Enquanto profissional do exercício físico, em 90% dos casos oiço os meus clientes dizerem que querem chegar aos seus objetivos em tempo recorde. Se possível, querem tudo o que sempre sonharam para ontem. Mas as coisas não funcionam assim, muito menos objetivos complexos, em que não é apenas o físico que entra em jogo mas também o psicológico (e muito!). Deixo-vos aqui uma história verdadeira e que ilustra isto mesmo.

Em adolescente tinha excesso de peso. Um dia decidi que não queria mais ser assim e, então, mudei completamente os meus hábitos alimentares e comecei a correr. Mudei tanto os meus hábitos que perdi cerca de 25kg em meio ano. Mas não estava bem, não estava feliz. Eu, que era uma miúda alegre, passei a ter pouquíssima paciência para tudo e para todos, nada estava bem e estava sempre de mau-humor. Talvez tivesse chegado ao peso que desejava mas por dentro a história era outra. Passei a ter insónias todas as noites. Deixei de ter menstruação durante quase 2 anos - danos que podiam ter ficado para a vida mas que felizmente no meu caso não aconteceu.

Como tudo o que vem rápido, vai rápido, voltei a estar acima do meu peso ideal também em meses. A dieta anterior não pôde ser suportada durante muito tempo e a dieta que estava a praticar também estava longe de estar ajustada. Isto tudo porque não fui ter inicialmente com quem realmente me poderia ajudar e quis ser eu a conseguir o meu objetivo em tempo recorde. Conselho: duvidem sempre de resultados rápidos. Fica sempre algo para trás e esse algo pode ser vital.

Felizmente, inscrevi-me num ginásio e comecei a treinar acompanhada e passei a ser seguida mensalmente por uma nutricionista também. Perdi 20kg em dois meses? Não. Fiquei com o físico que desejava num ano? Não. Mas hoje, passados apenas 4 anos, posso dizer que nunca me senti tão bem comigo mesma. Sinto-me mais forte, mais resistente, mais saudável e, acima de tudo, mais feliz.

Progresso é mudar hábitos, é mudar mentalidades. É deixar de comer uma pizza inteira e passar a comer só uma fatia. É andar mais 1km todos os dias. É conseguir pegar numa caixa sem ter mais dores nas costas. Progresso é tudo o que nos move na direção certa. O progresso demora o seu tempo. O progresso vale a pena. O progresso, mais cedo ou mais tarde, vai ser visto e sentido.