Prescrição de Treino
A prescrição de treino é o planeamento que um Personal Trainer faz para o seu cliente. Para todo e qualquer plano de treino bem prescrito, o profissional tem de cumprir com certos requisitos, os quais chamamos Princípios de Treino. São eles:
- Sobrecarga: para melhorar a nossa condição física, precisamos de sobrecarregar o nosso corpo dando-lhe o descanso necessário. Mas não confundir isto com overtraining, em que levamos o corpo ao extremo por não lhe darmos o descanso devido.
- Progressão: é a necessidade de GRADUALMENTE ir aumentando a sobrecarga.
- Especificidade: todos os aspetos do treino são específicos para as necessidades e objetivos do cliente.
- Individualidade: é o princípio de que todos somos diferentes. Todos respondemos ao treino de forma diferente e por isso é que o treino do meu amigo não deve ser igual ao meu.
- Reversibilidade: assim como ao treino regularmente melhoramos a nossa condição física, se não o fizermos perdêmo-la. Por isso é que não devemos cessar com os treinos depois de atingirmos o nosso objetivo.
Existem 4 fatores a considerar quando o Personal Trainer concebe um plano de treino. O PT ajusta o treino manipulando-os. São eles:
- Frequência: com que frequência deve o meu cliente treinar?
- Intensidade: em que nível de esforço deve o meu cliente treinar para atingir o seu objetivo?
- Tempo: quanto tempo deve o meu cliente treinar por sessão?
- Tipo: que tipo de treino (cardio e musculação) deve fazer o meu cliente?
Em modo de conclusão, o planeamento de treino é algo que requer estudo e atenção. Um Personal Trainer tem nas suas mãos a saúde dos seus clientes e esta não pode ser posta em causa. Deste modo, estes princípios e fatores são importantíssimos na prescrição de treino.