O treino só é eficaz se sentirmos dor?
Muitas das pessoas que praticam exercicio físico acham que ficar dorido é o unico indicador de que o treino foi eficaz. Mas não ter dor após o treino não significa necessariamente que o treino não foi bom ou efetivo.
A dor pós-treino surge devido à acumulação de ácido lático nos músculos - o ácido é formado mais rapidamente do que é eliminado. Quando se acumula em níveis muito elevados, cria a tal dor muscular. Usualmente, a dor aparece até nas 24h seguintes e pode durar dias, dependendo dos níveis de lactato.
Mas essa fadiga muscular não é sinónimo de eficácia de treino. É possível ter resultados se o treino tiver uma intensidade mais moderada, sem sentir dor constante após o exercício. A progressão para um treino mais intenso deve ser feito gradualmente e planeado para garantir que não há stress muscular para além do saudável e seguro porque, para além da dor, pode ocorrer perda de mobilidade, dor à apalpação e espasmos dos músculos. No entanto, se o indivíduo for iniciante, é normal que mesmo numa intensidade mais baixa sinta dor pós-treino. Apenas com a prática contínua de exercício físico é que o corpo se habitua e se adapta e deixa de sentir essa dor.
Mas a ácido lático tem propriedades orgânicas positivas, como por exemplo ser um combustível útil do músculo. Sem ele, não conseguiríamos continuar o treino, uma vez que permite aumentar a longevidade do exercício e diminuir a acidez muscular.
Para preveninir ou minimizar essas dores é recomendado alongar e massajar os músculos e hidratar o corpo.
Até amanhã!