Libertação Miofascial
Devido ao nosso dia-a-dia sedentário, às más posturas e movimentos incorretos, o corpo humano adapta-se e altera a estrutura da fáscia muscular.
A fáscia muscular é um tecido conjuntivo que envolve todos os tecidos do corpo (ossos, músculos, células, órgãos) e que é constituída por colagénio (como se fosse uma cola) e elastina (como se fosse um elástico).
Então, para ajudar na libertação da fáscia muscular, existem técnicas próprias e que podemos fazer a nós mesmos ou com ajuda externa, chamadas de libertação miofascial.
A libertação miofascial consiste em massajar e alongar levemente a fáscia e as áreas tensas ou rígidas. Este processo é repetido diversas vezes até que se sinta que a tensão foi totalmente liberta. No entanto, nem sempre a área da dor (onde existe a tal tensão) é a zona que necessita de ser massajada, pois o encurtamento da fáscia num local pode provocar tensões noutros, o que chamamos de tensegridade (tensão + integridade).7
Existem muitos benefícios inerentes à libertação miofascial. São eles:
- melhor amplitude de movimento
- melhoria da postura
- alívio de dores e tensões
- melhoria da circulação (traz mais oxidação e nutrientes aos músculos)
- prevenção e redução de fibroses
- melhoria na dor muscular tardia
A libertação miofascial pode ser usada no ínicio do treino como mobilidade, no final do treino como relaxamento ou noutro período como recuperação.
Hoje em dia existem no mercado muitos equipamentos para a auto libertação miofascial, como por exemplo:
- rolo de massagem
- bolas de massagem
- pistolas de massagem