Substratos Energéticos: Hidratos de Carbono
Os hidratos de carbono (HCO) são um dos macronutrientes derivados pelos alimentos e são a principal fonte energética do nosso organismo. Simplificando, após um treino, o primeiro nutriente que o corpo transforma em energia são os hidratos. Os HCOs podem ser classificados como simples ou complexos.
Os hidratos de carbono simples são de rápida absorção e são constituídos por uma ou duas moléculas de açúcar. Por esta razão, os HCO simples (de alto índice glicémico) devem ser consumidos no pós-treino, quando as moléculas de glicogénio estão quase a esgotar e necessitam de glicose para repôr o bom funcionamento do organismo. Exemplos de hidratos de carbono simples são massas, arroz, pão, doces, certas frutas, como a banana, entre outros.
Por outro lado, os hidratos de carbono complexos precisam de mais tempo para serem absorvidos e, por isso, saciam mais. Por esta razão, os HCO complexos são a melhor opção para uma refeição pré-treino (o ideal é 2h+ antes), pois vão prolongar os níveis de energia. São exemplos deles a fruta, vegetais e grãos.