Exercício Físico e Saúde Mental
Já todos sabemos que fazer exercício físico é bom para o nosso corpo. Mas sabiam que também é um aliado na melhoria do bom-humor, melhoria do sono e redução de stress, depressão e ansiedade?
As pessoas que praticam exercício físico regularmente tendem a fazê-lo porque lhes dá uma enorme sensação de bem-estar. Sente-se com mais energia durante o dia, dormem melhor e são pessoas mais positivas sobre si mesmas. O exercício físico é também um ótimo aliado para o combate de problemas do foro mental.
Exercício Físico e Depressão
Estudos demonstram que o exercício pode tratar a depressão leve-moderada tão eficazmente como medicação, mas sem os efeitos colaterais. Por exemplo, correr 15min ou caminhar 1h todos os dias reduz o risco de depressão em 26%. Isto porque o exercício promove mudanças no cérebro, como crescimento neural, reduz inflamações e promove sentimentos de calma e bem-estar devido à libertação de endorfinas.
Exercício Físico e Stress
Quando estamos sob stress os nosso músculos ficam tensos, especialmente no pescoço e ombros e ficamos com dores de costas ou no pescoço. Podemos até vir a ter insónias, azia, dor de estômago, entre outros. Quando estamos assim ficamos preocupados e provocamos ainda mais stress em nós próprios, criando um ciclo vicioso. No entanto, a prática de exercício físico faz com que endorfinas sejam libertas, como já foi mencionado antes, ajuda a relaxar os músculos e a aliviar a tensão no corpo.
O exercício físico também ajuda na redução dos sintomas de défice de atenção e hiperatividade, stress pós-traumático e até mesmo trauma.
O corpo e a mente estão intimamente ligados, por isso, quando o corpo se sente melhor, a mente também se sentirá.