Corrida Indoor vs Corrida Outdoor
Correr pode ser uma grande maneira de fazer exercício. No entanto, muitas vezes surge o debate entre a corrida na passadeira e a corrida na rua. Qual o melhor? Qual o mais benéfico para a saúde? Hoje vamos explorar este tema.
Corrida indoor (passadeira):
- Meteorologia: é mais fácil de nos exercitarmos a partir de casa ou ginásio quando as condições de tempo não são as melhores.
- Controlo: as passadeiras permitem-nos controlar cada aspeto da nossa corrida, desde velocidade, inclinação, distância e tempo decorrido. É ótimo para quem estiver a recuperar de lesões e precise de treinar num ambiente mais controlado.
- Impacto: os tapetes das passadeiras absorvem cada vez mais o impacto da corrida, o que ajuda a proteger as articulações.
- Preço: as passadeiras são equipamentos que não são baratos e nem toda a gente tem a possibilidade de comprar uma para sua casa ou de se inscrever num ginásio.
Corrida outdoor (rua):
- Meteorologia: correr na rua é menos "aborrecido" pois vemos pessoas e vemos cenários diferentes.
- Saúde mental: segundo estudos, correr na rua traz grandes benefícios para quem sofre de ansiedade e depressão.
- Terreno: apesar de os terrenos irregulares e diferentes sugerirem benefícios para a densidade óssea, também são propícios a lesões.
- Controlo: hoje em dia, com smartwatches e smartphones com tecnologia avançada, é possível controlar muitos dos aspetos da corrida.
- Preço: correr na rua tem custos muito inferiores, pois somente é necessário roupa adequada e ténis apropriados para corrida.
Em jeito de conclusão, tanto a corrida indoor como a outdoor tem os seus benefícios. Correr numa passadeira é conveniente, tem menos impacto, é mais preciso mas muito mais custoso. Correr na rua ajuda na saúde mental, é menos aborrecido, é mais barato mas a probabilidade de lesão é maior.
Independentemente do tipo de corrida que escolha, ter uma base fundamental de consistência, reforço muscular, uma dieta adequada e descanso é a chave para um estilo de vida mais saudável.