Como Ler Tabelas Nutricionais?
Em Portugal, os produtos alimentares são obrigados a ter a informação nutricional. Esta informação é crucial quando temos de comparar produtos para poder praticar uma dieta mais saudável. A tabela nutricional traz muita informação:
- o nome do produto
- a marca
- a lista de ingredientes
- informação nutricional
- percentagem de ingredientes
- data de validade
- peso
- informação para alergénios
- lista de aditivos
- indicações de uso e armazenamento
- país de produção
Vamos ver este exemplo do produto MUESLI ao Forno da marca Pingo Doce:
- Coluna de 100g e de porção:
Quando comparar nutrientes em produtos alimentares semelhantes, usar a coluna de 100g.
Se calcular quanto de um nutriente ou quantas kcal a ingerir, usar a coluna de porção. Mas verificar se o tamanho da porção ingerida é o mesmo que o da embalagem. - Energia:
Verificar quantas kcal por porção para saber a energia consumida por alimento, de preferência menos de 143kcal por porção. - Lípidos:
Optar preferencialmente por alimentos com menos de 10g de gordura por 100g. Para leite, iogurte e gelado, escolher alimentos com menos de 2g por 100g. Para queijo, escolher produtos com menos de 15g por 100g. - Saturados:
Optar por 3g ou menos por 100g. - Açúcares:
Não é necessário evitar por completo o açúcar mas tentar consumir pequenas quantidades. Se o teor de açúcar por 100g for superior a 15g, verificar se o açúcar (ou alternativos) não está listado no topo da lista de ingredientes. - Fibra:
Nem todas as tabelas incluem fibra. Escolher pães e cereais com 3g ou mais por porção. - Sal:
Optar por opções com baixo teor de sódio. Alimentos com menos de 400mg por 100g são bons e menos de 120mg por 100g é o melhor. - Lista de Ingredientes:
Listado do maior para o menor por quantidade. Ter em conta que tipo e a quantidade de ingredientes listados.
Outros nomes para ingredientes ricos em gordura saturada: óleo animal, manteiga, chocolate, leite em pó, coco, oléo/leite/ creme de coco, banho, óleo de palma, gordura vegetal.
Outros nomes para açúcares adicionados: dextrose, frutose, glicose, mel, sacarose, lactose, açúcar mascavado, xarope de maple.
Nem sempre podemos confiar nos produtos que dizem ser "saudáveis". O mais importante é ler a tabela nutricional e guiarmo-nos pelos parâmetros acima indicados.