Cardio: Antes ou Depois do Treino de Musculação?
Esta questão surge regularmente e é discutida por especialistas há muito tempo: o treino de cardio deve ser feito antes ou depois do treino de musculação? Para nós resume-se ao objetivo. O que pesa mais na balança do indivíduo? Qual é o seu objetivo principal?
Se a finalidade da pessoa é melhorar a sua condição cardiorrespiratória, então vamos dar ênfase ao trabalho de cardio e colocá-lo em primeiro lugar. Não vamos fatigar os músculos com um trabalho anaeróbio (musculação), pois depois o indivíduo não vai ter a melhor performance na fase do treino que mais lhe importa: o cardio.
Se a finalidade é ganhar massa muscular, então aí começamos pelo treino de musculação. Pelo mesmo motivo de acima, não vamos cansar o músculo ao ponto de não dar o seu melhor a seguir. Um cardio leve/moderado e de curta duração é um bom aquecimento apenas.
De maneira a fazer um treino de melhor qualidade, o mais indicado é focar apenas num tipo de treino - aeróbio (cardiovascular) ou anaeróbio (força). Ambos são benéficos e ambos devem ser prescritos de forma a ir de encontro com o objetivo de cada um.