Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

TrainerPT.com

Café e Exercício Físico

06.08.22

café & exercício.png

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e na área do exercício físco é muitas vezes usado como potencializador de performance.

Quais os seus benefícios?

  • redução de fadiga
  • aumento dos níveis de alerta e de atenção
  • melhoria da capacidade de raciocínio e memória
  • proteção contra a diabetes mellitus tipo 2, cirrosse, depressão e carcinoma hepatocelular
  • ajuda na manutenção das funções cognitivas ao envelhecer
  • redução do risco das doenças de Alzeimer e Parkinson

Qual a dose diária recomendada?

Assim, verifica-se que o café, tomado moderadamente, traz muitos benefícios à saúde. Para os adultos saudáveis, a dose diária é de cerca de 400g por dia. Para as mulheres grávidas, a dose baixa para as 200g diárias. Se sofre de insónias, arritmias cardíacas ou hipertensão, por exemplo, deve ter mais cautela e falar com o seu médico sobre a ingestão de café.

Café e exercício físico

O café é considerado uma susbtância ergogénica, uma vez que potencia a performance , otimizando, desta forma, a capacidade dos atletas para realizar os mais diversos desportos e atividades físicas.

Um estudo recente mostrou que se tomar café 1h antes do treino há uma melhoria na performance dos saltos verticais explosivos e das contrações musculares isométricas (pranchas, wall-sits, etc). Se tomar café 30min antes do treino há uma melhoria nos exercícios isocinéticos (flexões, elevações, etc).

Que tipo de café devo tomar?

Os tipos de cafe que devem ser consumidos são aqueles que não têm adição de açúcares ou têm em pequenas quantidades. As melhores opções são sempre as mais naturais, como por exemplo, o café instantâneo, o espresso, o café de máquina e o chá preto sem açúcar ou bebidas de pré-treino e gomas com baixo teor de açúcar.

Conclusão?

O café é um potenciador da performance física e da função cognitiva, por isso, é muito usado como pré-treino. No entanto, é preciso ter em consideração as doses diárias recomendadas, a adição de açúcares e ainda certas patologias e/ou condições em que a ingestão de cafeína deve ser minimizada.