As mulheres que fazem musculação ficam mais masculinizadas?
Na nossa sociedade ainda há o estereótipo de que as mulheres que praticam musculação têm um aspeto mais masculino. No entanto, as coisas não são assim tão lineares.
Se uma mulher tiver o mesmo plano de treino e alimentar que um homem, os resultados não vão ser os mesmos. Porquê?
Sabemos que ambos produzem testosterona, a príncipal hormona masculina no auxílio de ganho de massa muscular. No entanto, esta produção num género e no outro é completamente diferente. Para que uma mulher ficasse com um aspeto masculinizado teria que produzir níveis muito mais altos desta hormona. O que não acontece naturalmente, como podem ver abaixo:
- Homens: 300 a 1.000 ng/dL
- Mulheres: 15 a 70 ng/dL
Para que uma mulher fique com um aspeto mais masculino teria que ter outros fatores em consideração, como a genética, ou seja, teria que produzir mais testosterona que o "normal", ter uma alimentação de acordo com esse objetivo, um treino adequado e usar substâncias (por exemplo, esteróides anabolizantes). Este morfotipo não é possível de atingir apenas através da musculação.
Sendo assim, a resposta a esta pergunta é clara. Não.
Com o treino adequado à condição e objetivos, a musculação só traz benefícios, sendo um deles modelar o corpo e destacar as suas características que, sendo mulher, serão femininas.
Beneficios da musculação:
➤ o treino de musculação queima mais calorias que o treino aeróbico no pós-treino
➤ na menopausa há uma diminuição significativa na densidade óssea, da autoestima e um aumento da massa gorda - o treino de musculação vai prevenir e combater estes processos
➤ existe um aumento de músculo, que são os tecidos que protegem os ossos e as articulações e, assim, previne dores e lesões
➤ combate insónias
➤ um treino adequado e bem executado vai proporcionar uma melhor postura
Em suma, a musculação é para todos e só traz benefícios.
Voltamos amanhã.