Agachamento
O que é o agachamento?
O agachamento é considerado o movimento principal da cultura fisica. É um exercício para membros inferiores e que requer mobilidade, força e estabilidade.
Como se faz um agachamento?
6 regras fundamentais:
1º - Posicionamento da coluna
A coluna não sofre qualquer movimentação, ou seja, a região lombar, torácica e cervical mantém o seu posicionamento natural.
2º - Profundidade
Podemos trabalhar em várias amplitudes, pois existem restrições de mobilidade e flexibilidade em alguns indivíduos. Segundo estudos, quanto maior for a amplitude, menor tensão vai sofrer o joelho, pois vai haver um maior recrutamento do glúteo e o exercício vai ser feito com menor carga.
3º - Movimentação do joelho
Quando o joelho não passa a ponta do pé, há maior tensão na lombar e quando o joelho passa a ponta do pé, há maior tensão no joelho. Assim, consoante as restrições do indivíduo, modelamos o agachamento para que seja mais eficaz. Se não houver restrições, deixamos que o movimento seja o mais natural possível.
4º - Mobilidade
A mobilidade vai garantir um agachamento mais seguro e efetivo. Um indivíduo que treine mobilidade adequadamente pode vir a aumentar cerca de 43.5% de profundidade no seu agachamento.
5º - Distância dos pés
Segundo estudos, em relação ao músculo quadrícep, a distância da base não vai influenciar o seu recrutamento. Porém, quando se trata do glúteo, quanto mais aberta for a base, maior ativação este músculo vai ter.
6º - Adaptação individual
Antes de tudo isto, é necessário avaliar o indivíduo. Cada um de nós é intrinsecamente diferente e, por isso, temos de ter todos os fatores (mobilidade, flexibilidade, força, tamanho do fémur, etc...) em consideração quando prescrevemos um agachamento, de forma a que haja segurança e otimização máxima. No final, a pessoa tem de se sentir confortável e segura a executar o agachamento.
Para que serve o agachamento?
Como o agachamento é um exercício composto, recruta vários músculos em várias articulações. Os grupos musculares que estão sempre envolvidos neste movimento são os quadríceps, glúteos e o core. No entanto, podemos "manipular" o agachamento de forma a recrutar mais um músculo que outro, como foi dito anteriormente.
Para quem é o agachamento?
Desde que tenha uma base sustentável (mobilidade, força no quadríceps e estabilidade do core) e nenhuma restrição patológica, toda a gente pode executar um agachamento.