A Importância da Reeducação Postural
As alterações posturais são cada vez mais comuns entre todas as faixas etárias. Elas acontecem por diversos motivos, sendo que a principal são as posturas frequentemente incorretas, como por exemplo, estar mal sentado no sofá, ao computador, fazer gestos repetitivos no dia-a-dia.
Inicialmente, não damos conta que essas alterações estão lá, pois não temos sintomas, daí sub-valorizarmos a questão. No entanto, uma postura correta vai evitar lesões futuras, melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e melhorar substancialmente a qualidade e resultados do treino de musculação.
Mas em que é que consiste uma postura correta? O nosso corpo tem de respeitar o equilíbrio músculo-esquelético. Mesmo sendo todos diferentes, há certos aspetos que devem ser cumpridos por todos os indivíduos. São eles:
- pé neutro (nem plano, nem cavo)
- ombros nivelados e sem rotação anterior
- bacia nivelada
- conservação da curvatura natural da coluna
- joelhos alinhados com os tornozelos e calcanhares
- posição neutra da bacia na postura padrão
- cabeça alinhada com o meio do tórax e com o sacro, direita e olhar horizontalmente
Para prevenir e combater as alterações posturais, recorremos à musculação e/ou fisioterapioa. Daí ser tão importante fazer uma avaliação física inicial para analisar essas discrepâncias e prescrever um treino para as combater. Apenas um treino específico e individualizado pode reestabelecer a homeostase corporal.